02. Estudo do cruzamento entre às ruas Floriano Peixoto e Doutor Bozano
No dia 26 de maio de 2017, o GeMob avaliou a circulação no entorno do cruzamento entre a ruas Floriano Peixoto e Doutor Bozano. A pesquisa teve o apoio da prefeitura municipal e realizou a contagem de pedestres e veículos no cruzamento das ruas.
A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, acompanhou a ação do coordenador do grupo, professor Carlos Félix, e dos cerca de 20 estudantes da instituição que participaram do estudo. Das 10h às 18h, eles contabilizaram os fluxos de carros e pedestres, analisaram quem utilizava, ou não, corretamente as faixas de pedestres, verificaram se a orientação do semáforo era seguida e avaliaram outros pontos do espaço.
Na pré-análise, o grupo identificou que muitos pedestres atravessavam as vias de forma irregular, não utilizando a faixa ou não seguindo a orientação do semáforo.
A pesquisa, portanto, teve o objetivo de avaliar a circulação no entorno do cruzamento para uma proposta de qualificação do trecho, em termos de segurança e mobilidade, visando que o espaço avaliado é de grande movimento.
